Uma das questões mais comuns de quem quer aprender Coreano é se realmente vale a pena. Eu até entendo porque as pessoas perguntam isso. Afinal, a vida é difícil e a gente está sempre ocupado com um milhão de coisas. Você não vai querer colocar mais uma na lista, sem ter certeza de que ela vai trazer alguma vantagem. Certo?
Depende. Nem sempre o problema é o ter ou não ter vantagem. Você pode estar só procurando uma desculpa. Antes que você fique bravo comigo, vou explicar.
Um pensamento que afasta você de aprender Coreano
Às vezes, essa história de “vale à pena” é só o seu subconsciente tentando fazer você encontrar uma desculpa para desistir, antes mesmo de começar. Em muitas coisas que você vai fazer na vida, inclusive aprender Coreano, você tem um medo de falhar e, em vez de aceitar o risco, prefere nem começar, justificando isso com a ideia de que “não vale a pena”.
Você diz que Coreano é uma língua pouco falada; que você nunca vai precisar dele; que não vai abrir nenhuma porta na sua vida. Só que o problema não está realmente no Coreano, porque você nem foi atrás de descobrir mais sobre ele. O problema está dentro de você; é uma barreira psicológica.
Se esse é o seu caso, sacode esse medo e começa, porque qualquer pessoa consegue aprender Coreano. Não importa a sua idade, nem é preciso ter um “dom especial” para idiomas. E ele abre, sim, muitas portas (como eu vou mostrar nos próximos itens).
Agora, talvez o seu problema não seja medo. Talvez você genuinamente precise saber se aprender Coreano é uma boa atividade para sua vida nesse momento. Por exemplo, se você já está fazendo faculdade ou trabalhando, e tem pouco tempo livre; ou se você está em dúvida entre o Coreano e outro idioma.
Se esse é o seu caso, eu preparei uma lista especial com 5 motivos pelos quais aprender Coreano vale a pena, sim. Ela com certeza vai te ajudar a decidir se é a hora de começar. Então vem comigo, que eu te mostro!
1. Oportunidades de trabalho
Você sabia que existem várias empresas coreanas atuando em nosso país? Só para mencionar duas bem conhecidas, Samsung e Hyundai. E mais delas prometem abrir fábricas e escritórios aqui, conforme a nossa economia se recupera. Quem é capaz de se comunicar em Coreano acaba tendo um diferencial importante na hora de concorrer a vagas nessas empresas, mesmo que o idioma não seja uma exigência.
Não quer trabalhar em uma empresa? Use o seu domínio do Coreano para se tornar tradutor ou intérprete, ou até professor de português para os expatriados da Coréia que moram no Brasil! Acredite, o pagamento por esses serviços é bem atrativo, especialmente porque existem poucos profissionais no mercado.
Falando coreano, você também pode buscar oportunidades de trabalho na Coréia! E concretizar aquele sonho de morar em Seoul (ou qualquer outra cidade por lá).
2. Oportunidades de intercâmbio
Todo ano, existem programas de intercâmbio que levam estudantes do Brasil para estudar em universidades da Coréia do Sul. Você não apenas vai para lá, como recebe uma bolsa para cobrir todos os seus gastos enquanto conquista seu diploma.
Alguns desses programas incluem um curso de Coreano. Outros, não. Seja como for, sua vida nesses meses/anos vai ser bem mais fácil se você já chegar lá conseguindo se comunicar.
Você pode se virar falando apenas inglês? Sem mentiras, até pode. Porém, a sua experiência acaba sendo limitada pelo fato de não falar a mesma língua que todas as outras pessoas ao seu redor. É como se um americano viesse para o Brasil sem falar português. Ele pode sobreviver, mas certamente vai perder a maior parte da diversão.
3. Viagens com liberdade
Talvez você não queira morar nem fazer intercâmbio na Coréia, mas só visitar. Então, será que é preciso mesmo aprender Coreano? Não é mais fácil apenas contratar um tour com guia?
Infelizmente, se você fizer isso, provavelmente não vai ter um guia exclusivo para te levar aonde você quer ir (a menos que você tenha bastante dinheiro). Em vez disso, vai acabar em um daqueles tours de grupo, com um roteiro pré-definido. Resumindo: você não tem liberdade para ver o que quiser.
Por outro lado, se você aprender Coreano, pode viajar com liberdade, criando seus próprios roteiros, conhecendo os lugares que você preferir, nos horários que quiser. Tem muitos lugares interessantes na Coréia que não estão nos radar das agências de viagem.
4. Entender a cultura
Cultura e língua têm uma relação muito profunda. Então, se você quiser entender a cultura tradicional coreana, que é riquíssima e muito interessante, fica bem mais fácil conhecendo a língua do povo coreano.
Vale a pena reforçar que muitas pessoas se impressionam com a cultura da China e do Japão, mas a cultura da Coréia também é muito antiga. Ela tem elementos próprios e foi incorporando, ao longo dos séculos, elementos de outros países asiáticos e ocidentais com os quais teve contato.
5. Ter acesso ao entretenimento
Se você gosta de kpop e kdrama, saiba que a indústria do entretenimento coreana é muito, muito maior do que você conhece. Nós, aqui no Brasil, só temos acesso à ponta do iceberg. Mesmo assim, é sempre em versões traduzidas, que podem não refletir direito a obra original.
Agora imagine como seria ter acesso a tudo que a Coréia produz! Não apenas música ou séries, mas também filmes, quadrinhos, games, livros, animações, programas de TV. E tudo isso sem depender de nenhuma tradução, entendendo tudo que seu idol favorito está falando.
Aí está: como eu prometi, 5 motivos que mostram que vale a pena aprender Coreano. Ainda não está convencido? Então, aqui vai mais um bônus:
Coreano não é difícil! Se você quer aprender uma língua oriental, essa é provavelmente a mais fácil para começar, comparada ao Japonês e ao Chinês (sem nenhuma conotação pejorativa, que fique claro). Até algumas línguas ocidentais podem ser consideradas mais difíceis do que o Coreano.
Quer começar a aprender Coreano? Inscreva-se no nosso grupo de e-mail e receba dicas exclusivas! É só preencher o formulário aí do lado, para entrar na lista.