Aprender Coreano

Aprender Coreano é difícil? A resposta definitiva

Hoje, a Coréia do Sul é um país que está em alta evidência, por vários motivos: pelas suas empresas gigantes, como a Samsung e a Hyundai; pelo seu papel nas relações internacionais, por exemplo, em conflitos com Coréia do Norte, China e Japão; pela sua cultura pop, especialmente a música e as novelas. Então, não é surpresa que milhares de pessoas querem aprender Coreano. Só que a maioria dessas pessoas nunca dá o primeiro passo, porque elas têm uma dúvida, um medo.

Aprender Coreano é difícil?

Então, eu pensei: como eu posso dar o empurrão que essas pessoas precisam para começar a estudar Coreano? E minha conclusão foi que é preciso esclarecer essa questão. Acabar com os mitos. Responder de uma vez por todas se aprender Coreano é mesmo difícil.

Então, está curioso? Leia e descubra!

1. Nenhuma língua é difícil

A primeira coisa que você precisa entender é que nenhuma língua é difícil, por ela mesma.

A nossa percepção da dificuldade é subjetiva, pessoal, e ela vem da comparação de uma língua com outras. Portanto, quando você pergunta se aprender Coreano é difícil, a resposta depende de qual comparação você faz.

2. Comparando o Coreano com o Português

Pergunte a qualquer americano se o Inglês é uma língua difícil. Ele provavelmente vai dizer que não, porque ele não teve que fazer nenhum esforço para aprender. Afinal, essa é a língua dele. Muito antes de ter consciência do conceito de “idioma” ou “linguagem”, ele já estava aprendendo o inglês.

Mas para você, brasileiro, o Inglês pode parecer uma língua confusa, enrolada.

Agora, pergunte a um americano se o Português é uma língua difícil. Ele vai comparar o Português com o Inglês, e vai dizer que sim.

Pois é: nós sempre concluímos que o nosso próprio idioma é mais fácil, justamente porque não foi preciso nenhum esforço para aprender. Qualquer idioma que venha depois vai exigir algum nível de dedicação, de trabalho. Só por isso, já parece mais difícil.

O que tudo isso tem a ver com aprender Coreano?

Bom, se você comparar o Coreano com o Português, que você domina desde que era criança, sem dúvida vai concluir que o idioma da Coréia é muito difícil. Só que essa comparação não é justa. É como se você estivesse “puxando a brasa para a sua sardinha”.

Aliás, só para lembrar: do ponto de vista de uma pessoa que nasceu e cresceu na Coréia, é o Português que parece muito difícil.

Então, para fazer uma comparação mais justa, nós vamos tirar o nosso próprio idioma, o Português, da mesa.

3. Comparando o Coreano com idiomas ocidentais

Então, vamos comparar o Coreano com idiomas ocidentais, exceto o nosso.

A primeira coisa que você vai dizer é que o Coreano usa um outro “alfabeto”, ou, para ser mais preciso, um outro sistema de escrita. Então, isso significa que ele é mais difícil?

Não. Mesmo em várias línguas ocidentais, como o Espanhol e o Alemão, existem diferenças no sistema de escrita. Por exemplo, em Espanhol, existe o ñ. Em Alemão, existe o ß.

Outro ponto é a gramática. A gramática dos países ocidentais de língua com origem latina – Espanhol, Francês, Italiano – é complexa, especialmente em relação à conjugação dos verbos.

Já a gramática do Coreano é bem mais simples e previsível. Esqueça todos aqueles verbos irregulares, que às vezes você nem sabe como conjugar (alguém aí sabe como é a 1ª Pessoa do Singular do Presente do verbo “feder”?).

4. Comparando o Coreano com o Japonês e o Chinês

Para terminar, vamos comparar o Coreano com duas outras línguas asiáticas: o Japonês e o Chinês.

Aprender Coreano é mais fácil do que aprender Japonês.

O motivo é que, em Japonês, existem 3 sistemas de escrita diferente: Hiragana, Katakana e Kanji. Enquanto isso, em Coreano, existe apenas 1 sistema de escrita: Hangeul.

Aprender Coreano é mais fácil do que aprender Chinês.

Existem dois motivos.

O primeiro é que a escrita do Chinês é pictográfica, ou seja, cada símbolo representa uma ideia. Enquanto isso, em Coreano, cada símbolo representa um som. Por isso, em Coreano existem menos símbolos e é mais fácil lembrar de cada um.

O segundo é que, em Chinês, existem os tons; dependendo da entonação da fala, a mesma palavra pode ter vários significados totalmente diferentes. Em Coreano, não existem tons. É uma coisa a menos para estudar.

5. Preciso ser um gênio para aprender Coreano?

Você não precisa ter um dom especial para idiomas, se quiser aprender Coreano. Como esse é um idioma <mais fácil do que outros>, qualquer um pode aprender. Você só precisa de duas coisas:

  1. Um método eficiente
  2. Dedicação apropriada

Antes que você fique preocupado, não é preciso passar 5 horas por dia estudando. Se o método for bom, você consegue evoluir rapidamente no Coreano com apenas 15 a 20 minutos por dia.

Conclusão

Resumindo:

  • Comparar Coreano com Português não é justo, já que você não fez esforço para aprender Português (é a sua língua materna)
  • Comparar Coreano com línguas ocidentais mostra que o Coreano pode ser tão fácil quanto Inglês, Espanhol e outros
  • Comparar Coreano com Japonês e Chinês mostra que, dentre os três, o Coreano é o mais fácil

É claro que a sua experiência também vai depender de como você está estudando.

Por exemplo, se você está tentando estudar Coreano sozinho, sem um Curso de Coreano apropriado, pode sentir que é muito difícil. Só que o problema não está na língua, e sim no método.

É por isso que muitas pessoas, apesar de terem vontade de aprender Coreano, desistem logo nos primeiros dias. É como se você estivesse tentando cavar um buraco com uma colher de sopa. A tarefa não é complicada, só que a falta do método certo faz tudo ser muito mais difícil e demorado.

Quer descobrir como aprender Coreano do jeito certo? Inscreva-se no meu grupo de e-mail e receba todas as minhas dicas!

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *